TEORIAS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: PARADIGMAS POSITIVISTAS E MARXISTAS EM DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i34.23312
Agências de fomento

Palavras-chave:

Teoria da transformação social, Educação, Positivistas e Marxianos.

Resumo

Diante da diversidade e complexidade em torno do debate sobre a transformação da sociedade, o presente artigo objetiva explicitar as compreensões positivistas e marxiana sobre o tema, com base nas obras de Auguste Comte (1798 – 1857), Émile Durkheim (1858 – 1917), Karl Marx (1818 – 1883) e Friedrich Engels (1820 – 1895). Apresenta-se o ponto de vista desses autores acerca de ciência, de sociedade, do homem/indivíduo, do Estado e da educação. Não se trata de um inventário de suas ideias, mas, o de traçar algumas comparações entre as concepções desses autores, com a finalidade de explicitar os fundamentos de suas divergências. Destaca-se que as divergências entre essas duas correntes ultrapassam o conteúdo e se revelam em uma concepção de história, traduzindo-se em perspectivas políticas, ideológicas e educacionais. Evidencia-se que formas diferentes de ver o mundo impõem compreensões diferentes sobre a atuação humana.

Biografia do Autor

Aparecida Favoreto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente Associada e pesquisadora do Mestrado e doutorado em Educação e do Curso de  Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em História (UEM). Mestrado em Educação (UEM) e Doutora em Educação pela UFPR. Membro e Lider do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação - UNIOESTE, Cascavel/PR

Maria Inalva Galter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente e pesquisadora do Mestrado e doutorado em Educação e do Curso de  Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Pedagogia (Unioeste). Mestrado em Educação (UEM) e Doutora em Educação pela Unicamp. Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação - UNIOESTE, Cascavel/PR

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Publicado

13-05-2020

Como Citar

FAVORETO, A.; GALTER, M. I. TEORIAS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: PARADIGMAS POSITIVISTAS E MARXISTAS EM DEBATE. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 34, p. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23312, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23312. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23312. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS