A CENTRALIDADE NO DEBATE SOBRE A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO (2009 – 2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.23849

Palavras-chave:

Qualidade Social da Educação, Estado do Conhecimento, Contexto Emergente.

Resumo


A investigação aqui apresentada busca compreender os movimentos de produção da pesquisa acadêmica sobre a temática da “qualidade social da educação”, a partir da produção bibliográfica de distintas comunidades de pesquisa (Nacionais e Internacionais) entre os anos de 2009 e 2019. Como estratégia metodológica na produção dos dados, utilizamos os “princípios” de Estado do Conhecimento, evidenciando seu caráter histórico-bibliográfico, exploratório-investigativo, inventariante e descritivo. Os resultados da investigação apontam para a complexidade do entendimento do fenômeno da “qualidade social da educação”, evidenciando a sua natureza latino-americana, onde o Brasil aparece liderando os rankings de produção do conhecimento relacionado a temática, seguido do México. A “qualidade social da educação”, no conjunto dos estudos analisados, emerge sob diferentes perspectivas, majoritariamente temos como foco das investigações os movimentos que estão para além das instituições de ensino, privilegiando aspectos relacionados ao desenvolvimento de políticas e social no que se refere ao cotidiano dos sujeitos.

Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura é Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor da Rede Pública de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. E-mail: julian.diogo@gmail.com

Berenice Corsetti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Berenice Corsetti é Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. E-mail: bcorsetti@unisinos.br

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

SILVEIRA DIOGO DE ÁVILA FONTOURA, J.; CORSETTI, B. A CENTRALIDADE NO DEBATE SOBRE A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO (2009 – 2019). Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 467–487, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.23849. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23849. Acesso em: 19 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ: GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO