AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO ÂMBITO DO IFFAR A PARTIR DOS DISCURSOS DOS EGRESSOS

Autores

  • Mariluce Barcellos Brum INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
  • Letícia Ramalho Brittes NSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.23908
Agências de fomento

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Ensino técnico integrado. Egressos

Resumo

Este artigo busca fazer uma síntese da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, que buscou investigar as condições de acesso dos egressos dos cursos técnicos integrados do IFFAR ao mundo do trabalho, a verticalização do ensino e a satisfação dos egressos com o ensino técnico e propedêutico ofertado na Instituição. A pesquisa resultou na construção de um blog que foi idealizado como instrumento de avaliação de políticas educacionais. Como resultados principais desta pesquisa sobressaiu-se o alto grau de verticalização do ensino, um percentual baixo de acesso ao mundo do trabalho. Os dados da pesquisa associados aos dados resultantes da aplicação do produto educacional indicam a necessidade de repensar-se o ensino das disciplinas técnicas, o papel do Instituto Federal Farroupilha, no que concerne a sua vocação formativa e, por fim, a necessidade de fortalecimento da comunicação entre a Instituição, seus alunos e a comunidade.

Biografia do Autor

Mariluce Barcellos Brum, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1992). Especialista em Direito Notarial e Registral pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2012). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha ( 2019).

Letícia Ramalho Brittes, NSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFFAR). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com Estágio Doutoral na University of Wisconsin (Madison/WI/USA) sob orientação de Michael W. Apple. Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM). Licenciada em Letras Português-Inglês com respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

BRUM, M. B.; BRITTES, L. R. AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO ÂMBITO DO IFFAR A PARTIR DOS DISCURSOS DOS EGRESSOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.23908. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23908. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses/Dissertações