A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO VERSUS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: UMA BREVE REFLEXÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.23912Palavras-chave:
Avaliação em larga escala, políticas educacionais, qualidade educacional.Resumo
Neste artigo, busca-se contextualizar as atuais políticas educacionais no estado do Paraná, referentes à avaliação em larga escala, trazendo para a reflexão o seu recrudescimento nos últimos anos, principalmente, no ano de 2019, com a implantação de uma nova prova, denominada Prova Paraná. Objetivando demonstrar o alinhamento do estado do Paraná às políticas de resultados, em âmbito internacional e nacional, foi realizada a abordagem do PISA, avaliação internacional, e do SAEB, avaliação nacional. A revisão bibliográfica aponta que a estandardização dos resultados do desempenho dos discentes, principalmente representado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, intenciona relacionar a qualidade educacional a esses resultados. Para confirmar os dados referentes à revisão bibliográfica, foi utilizada, como referência, pesquisa realizada por amostragem no município de Cascavel, em escolas públicas das redes municipais e estaduais, no ano de 2017. Os resultados da pesquisa evidenciam o acirramento da implementação de ações relativas à avaliação em larga escala e também da linearidade a uma política liberal de ênfase aos resultados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.