PARTICULARIDADES, LÍMITES Y POTENCIALIDADES DE LAS EVALUACIONES DIRIGIDAS POR CIUDADANOS EN AMÉRICA LATINA

Autores

  • Felipe J Hevia CIESAS-Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social https://orcid.org/0000-0002-4424-5320
  • Samana Vergara-Lope Investigadora Instituto de Investigaciones en Educación- Universidad Veracruzana

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.23918
Agências de fomento
Hewlett Foundation, grant 2018 6968, Anabel Velázquez, MIA, Herman Van de Verde, Abaco e Red

Palavras-chave:

avaliações alternativas, participação social, atraso educacional

Resumo

Existe interesse em avaliações alternativas para enfrentam o atraso da aprendizagem. As “Avaliações conduzidas pelo Cidadãos” (Citizen-Led-Assessment) são o objeto deste artigo. Na América Latina, existem experiências dessas avaliações no México e na Nicarágua. O problema da pesquisa é determinar o potencial e os limites desse tipo de avaliação para a região. Método: é utilizada metodologia qualitativa. O corpus da pesquisa consiste em documentos institucionais, revisão bibliográfica e entrevistas com os responsáveis por esses projetos. Resultados: As avaliações lideradas por cidadãos representam uma série de potencialidades tanto para seus propósitos - documentando o atraso no aprendizado - quanto para seus meios - participação da comunidade, entrevistas domiciliares e simplicidade de instrumentos. Seus limites são, as limitadas capacidades institucionais das organizações executoras, a falta de diálogo com as autoridades educacionais e a imcomparabilidade entre os países participantes. Conclusões: As avaliações lideradas pelos cidadãos podem resultar em avaliações formativas em larga escala com potencial para serem replicadas, sendo especialmente úteis para posicionar o atraso da aprendizagem como um problema regional e envolver vários setores sociais na educação e melhoria educacional.

Biografia do Autor

Felipe J Hevia, CIESAS-Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social

Profesor Investigador Titular CIESAS. Miembro de la Academia Mexicana de Ciencias. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores.

Samana Vergara-Lope, Investigadora Instituto de Investigaciones en Educación- Universidad Veracruzana

Doctora en psicología UNAM-México. Profesora investigadora titular Instituto de Investigaciones en Educación de la Universidad Veracruzana México

Downloads

Publicado

01-06-2020

Como Citar

HEVIA, F. J.; VERGARA-LOPE, S. PARTICULARIDADES, LÍMITES Y POTENCIALIDADES DE LAS EVALUACIONES DIRIGIDAS POR CIUDADANOS EN AMÉRICA LATINA. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 35, p. DOI: 10.17648/educare.v15i35.23918, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i35.23918. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23918. Acesso em: 28 mar. 2024.