QUALIDADE EM EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES, CATEGORIAS E INDICADORES NA SUA AVALIAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24061

Palavras-chave:

Qualidade em Educação, Concepções, Avaliação

Resumo


Qualidade é um fenômeno complexo, abrangente e que envolve múltiplas dimensões. Este pressuposto foi a base da revisão da literatura realizada sobre as concepções de qualidade, as quais foram aprofundadas em três vertentes: no campo da produção, em uma visão abstrata e na sua relação com a educação. A partir desse mapeamento, foram inferidas categorias e respectivos indicadores, que podem ser usados em um processo de avaliação do desempenho discente, na Educação Básica. Tais categorias foram separadas em duas perspectivas, a saber: avaliação da preparação do aluno para o mundo do trabalho e avaliação de sua emancipação, vistas como complementares e passíveis de serem concretizadas, uma vez que uma não tem existência própria, nem significado, sem a outra. Em seguida, foi oferecida a sugestão de se avaliar essas categorias por meio de seus respectivos indicadores, remetendo-se a visão que envolve a preparação para o mundo do trabalho para uma perspectiva quantitativa e a da emancipação para uma vertente qualitativa. Trata-se, pois, de um artigo teórico, que envolveu esforço de busca e reflexão sobre a questão da qualidade, mais especificamente da sua relação com a educação, e que evidencia a importância dos processos avaliativos e como eles podem ser conduzidos no contexto escolar.

Biografia do Autor

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Faculdade Cesgranrio - RJ

Pedagoga - PUC/RJ; Mestre e Doutora UFRJ; Docente aposentada UFRJ; docente do Programa de Pos-graduação em Educação da Universidade Estácio de SÁ - RJ (200-2014); atualmente docente do Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio - RJ

Ligia Silva Leite, Faculdade Cesgranrio (RJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação (Temple University); Mestre em Educação (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ). Professora do Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio e da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós Doutorado em Tecnologia Educacional (Universidade de Pittsburgh).

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

VILARINHO, L. R. G.; LEITE, L. S. QUALIDADE EM EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES, CATEGORIAS E INDICADORES NA SUA AVALIAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 425–447, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.24061. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24061. Acesso em: 19 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ: GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO