REDES DENTRO DE REDES E AS NOVAS ALIANÇAS ENTRE ESTADO E MERCADO

Autores

  • Vera Maria Vidal Peroni UFRGS
  • Maria Raquel Caetano

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.24176
Agências de fomento
CNPq e FAPERGS

Palavras-chave:

Público-privado, Redes dentro de redes, Democratização

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e problematizar as novas formas de relação entre o público e o privado, entre Estado, mercado e sociedade, como parte das reformas globais que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo, desenvolvendo o referencial teórico “de redes” e de “redes dentro de redes” (BALL, 2014; 2013) como instrumento conceitual e analítico, a partir da materialização de um exemplo. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a análise documental e o mapeamento dos sujeitos individuais e coletivos e suas relações que constituem a rede. Nas considerações, problematizamos as redes dentro de redes constituídas por empresários e novos filantropos que disputam um novo projeto societário, com um novo projeto de gestão pública e, consequentemente, de educação, promovendo um distanciamento cada vez maior do processo de democratização da educação pública.

Biografia do Autor

Vera Maria Vidal Peroni, UFRGS

Vera Maria Vidal Peroni é doutora em Educação e professora convidada do curso de pós graduação em educação da UFRGS. Participa do grupo nacional de pesquisa sobre a relação entre o público e o privado na educação. É líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas de Educação Básica. Sua pesquisa mais recente trata das "Implicações da relação público-privada para a democratização da educação: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela .

Downloads

Publicado

15-02-2021

Como Citar

PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R. REDES DENTRO DE REDES E AS NOVAS ALIANÇAS ENTRE ESTADO E MERCADO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 37, 2021. DOI: 10.17648/educare.v15i37.24176. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24176. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL