A MONITORIA ACADÊMICA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO DESTE PROJETO DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.24241
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino Superior, Pedagogia, Monitoria Acadêmica.

Resumo

A monitoria acadêmica pode ser uma oportunidade de compreensão da práxis – relação entre teoria e prática - e de inserção no universo acadêmico, permitindo aos estudantes apreenderem como se dão as relações de ensino e pesquisa, constituindo-se um espaço especial de reflexão e análise das contradições existentes. O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre a problemática: qual é o espaço da monitoria acadêmica no ambiente universitário como pertencente a um dos tripés da universidade, qual seja, o ensino? Para tanto, traz ponderações sobre este questionamento, todavia não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas sim marcar o espaço da monitoria como proposta para a efetivação de projetos de ensino que ultrapassem as meras disciplinas e aulas proferidas pelo docente universitário.

Biografia do Autor

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual do Paraná

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi é Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e professora da Universidade Estadual do Paraná. E-mail: aecmari@gmail.com

Bruna Aldine Muller, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bruna Aldine Muller é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná/Campus de União da Vitória. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Francisco Beltrão. E-mail: bruna1997aldine@gmail.com

Liliane Eliane Dreyer, Universidade Estadual do Paraná

Liliane Eliane Dreyer é graduada em Padagogia pela Universidade Estadual do Paraná/Campus de União da Vitória. E-mail: liliane_dreyer@hotmail.com

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

ZANLORENZI, C. M. P.; MULLER, B. A.; DREYER, L. E. A MONITORIA ACADÊMICA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO DESTE PROJETO DE ENSINO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 184–200, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.24241. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24241. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade