PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E AVALIAÇÃO EXTERNA: NOTAS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO EMANCIPADORA

Autores

  • Hellen Jaqueline Marques Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fabiano Antonio Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.24267
Agências de fomento

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-crítica, avaliação externa, avaliação emancipadora.

Resumo

A escola é, na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, o local de excelência para a transmissão dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos, na direção de uma formação humana omnilateral. Esta afirmação torna-se fundamental quando analisamos as avaliações externas na educação escolar e a crescente tendência da lógica gerencialista e de conteúdos voltados às exigências do mercado de trabalho capitalista, além da consideração apenas de fatores intraescolares como definidores da qualidade da educação. Este artigo objetiva problematizar a lógica de avaliação externa hegemônica no contexto brasileiro e elaborar princípios para uma avaliação emancipadora. Não com o objetivo de responsabilizar e ranquear escolas, mas oferecer um diagnóstico sobre a realidade escolar, suas fragilidades e potencialidades, e, principalmente, identificar as relações entre o desenvolvimento da sociedade e a individualidade dos indivíduos. Tal perspectiva tem o intuito de possibilitar a reflexão e construção de formas de acompanhamento do ensino e da aprendizagem, considerando o enriquecimento da formação do gênero humano e seu potencial de transformação social.

Biografia do Autor

Hellen Jaqueline Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Hellen Jaqueline Marques é doutora em Educação escolar pela Universidade escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara, professora do curso de Pedagogia. email: hellenjm@gmail.com

Fabiano Antonio Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Fabiano Santos é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado), Campus do Pantanal. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. email: santos.fabianoad@gmail.com

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Publicado

01-06-2020

Como Citar

MARQUES, H. J.; SANTOS, F. A. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E AVALIAÇÃO EXTERNA: NOTAS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO EMANCIPADORA. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 35, p. DOI: 10.17648/educare.v15i35.24267, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i35.24267. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24267. Acesso em: 16 abr. 2024.