AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24306

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, instrumentos avaliativos, Ensino Médio.

Resumo


Este trabalho pretende analisar as concepções de avaliação da aprendizagem para professores do Ensino Médio, de diferentes disciplinas, da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, localizada no bairro Cidade Nova, na cidade de Macapá/Amazônia Amapaense. Assim, intenta-se a investigação do seguinte problema: quais as concepções predominantes de avaliação da aprendizagem para professores do Ensino Médio da escola referenciada? O caminho metodológico da pesquisa foi delineado com abordagem qualitativa, coleta de dados realizada por meio de questionários aplicados aos professores das disciplinas: Língua Portuguesa, História, Artes, Sociologia, Química e Educação Física. Os resultados revelam que não há mais lugar para uma avaliação pautada no exame do que o aluno aprendeu. É preciso perceber a relevância de discutir sobre avaliação e o seu significado no âmbito do sistema de ensino, bem como acerca de instrumentos avaliativos utilizados e resultados alcançados, para a melhoria do ensino e da aprendizagem no sistema educativo, e não somente para a atribuição de médias ou notas.

Biografia do Autor

Marcelo da Rocha Campos, Universidade Federal do Amapá

Licenciado em Letras e advogado. Mestre em Educação – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor de Língua Portuguesa e Literatura na rede pública estadual de ensino de Macapá/AP. Integra o Quadro de Facilitadores da Escola de Administração Pública do Amapá. 

Eliana do Socorro de Brito Paixão, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIFAP) e do Curso de  Secretariado Executivo (UNIFAP).

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

CAMPOS, M. da R.; PAIXÃO, E. do S. de B. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 549–562, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.24306. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24306. Acesso em: 19 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ: GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO