AS INFLUÊNCIAS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS DESENVOLVIDAS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Juliana Fatima Serraglio Pasini CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.24358

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, Organismos Internacionais, Qualidade da Educação.

Resumo


Este artigo apresenta um recorte da pesquisa realizada para tese de doutorado onde discuto as influências dos organismos internacionais nas políticas desenvolvidas no sistema educacional brasileiro e no estado do Paraná, em específico, o desenvolvimento do sistema de avaliação em larga escala. Objetiva-se compreender como as políticas de âmbito federal são incorporadas, adaptadas e aprimoradas em âmbito estadual refletindo na operacionalização do sistema educacional e criação do sistema próprio de avaliação em larga escala. O percurso metodológico da pesquisa foi pesquisa qualitativa, incluiu analise de documentes e pesquisa bibliográfica. Como resultado da pesquisa fica evidente que influencia dos Organizamos Internacionais resultou na implementação de políticas compensatórios, que seguem princípios como gerencialismo, performatividade e produtividade no contexto educacional no Estado do Paraná.

Biografia do Autor

Juliana Fatima Serraglio Pasini, CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dinâmica das Cataratas (2005). Atualmente é Professora/Pedagoga da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED. Docente do colegiado de Pedagogia do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas. Coordenadora dos cursos do pós-graduação em Educação, em nível de especialização do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.

Downloads

Publicado

01-06-2020

Como Citar

PASINI, J. F. S. AS INFLUÊNCIAS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS DESENVOLVIDAS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E NO ESTADO DO PARANÁ. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 35, p. DOI: 10.17648/educare.v15i35.24358, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i35.24358. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24358. Acesso em: 26 jan. 2022.

Edição

Seção

Parte I - Políticas de avaliação educacional