AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.24366
Agências de fomento

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, prática pedagógica, ensino fundamental.

Resumo

Neste artigo, são expostos os achados de uma investigação cujo objetivo foi refletir acerca das implicações da avaliação em larga escala para a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados abordados qualitativamente foram produzidos a partir de uma entrevista semiestruturada realizada junto aos professores e aos coordenadores pedagógicos vinculados à rede pública municipal de ensino. Com base nos resultados, valida-se que as avaliações externas colaboram para análises reflexivas atinentes às práticas desenvolvidas no contexto escolar e, embora seja de caráter externo à escola, essa modalidade de avaliação influencia as práticas pedagógicas quando contribui para a construção de uma cultura avaliativa que oferece subsídios para pensar em seu aperfeiçoamento.

Biografia do Autor

Kelly Danielle Santos Silva Brito, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Aluna do Programa de Pós-Graduação em educação - PPGEd, do Centro de Ciências da Educação - CCE, da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Josania Lima Portela Carvalhêdo, Universidade Federal do Piauí

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora Associada da Universidade Federal do Piauí - UFPI do Departamento de Métodos e Técnicas de ensino - DMTE e do Programa de Pós-Graduação em educação - PPGEd.

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

BRITO, K. D. S. S.; CARVALHÊDO, J. L. P. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 476–497, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.24366. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24366. Acesso em: 24 abr. 2024.