UMA ANÁLISE CRÍTICA DA AVALIAÇÃO EXTERNA DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24381

Palavras-chave:

Mercantilização da educação. Qualidade da educação. Avaliação externa

Resumo


O presente artigo objetiva analisar a relação entre avaliação externa e qualidade educacional diante da mercantilização da educação. Vive-se, atualmente, em uma sociedade onde a cultura neoliberal impregna todos os aspectos da vida, inclusive o educacional. Vê-se refletido na educação e na avaliação de qualidade uma estimulação dos imperativos de mercado e os impactos cruzam inúmeros aspectos pedagógicos, influenciam na perspectiva metodológica de ensino, e (sobremaneira) na avaliação do conhecimento. O objetivo final é sempre a qualidade da educação. Resta saber sob qual ângulo define-se esta qualidade. Assim, partir-se-á da avaliação externa, analisando-a enquanto estratégia de melhoria da qualidade educacional num cenário educativo neoliberal. Buscar-se-á estimular a reflexão sobre a avaliação externa no sistema educacional contemporâneo e a importância de uma formação crítica e humanista, dificilmente medida através de avaliações padronizadas

Biografia do Autor

Cristiane Alves Cardoso, Universidade Católica de Brasília

Cristiane Alves Cardoso é mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UnB); Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade Integradas da Terra de Brasília (FTB) e Pedagoga pelo Centro de Ensino Superior do Brasil (CESB). Atualmente, servidora pública municipal lotada na Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Descoberto/GO.

Valdivina Alves Ferreira, Universidade Católica de Brasília

Valdivina Alves Ferreira é Doutora em Educação pela Pontífica Universidade Católica de Goiás (PUC – Goiás) e professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Email:valdivina5784@hotmail.com 

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A. UMA ANÁLISE CRÍTICA DA AVALIAÇÃO EXTERNA DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 367–384, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.24381. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24381. Acesso em: 19 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ: GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO