EDUCAÇÃO INTEGRAL E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24419

Palavras-chave:

Educação integral, Trabalho Docente, Ensino Médio

Resumo


Este artigo tem como objetivo avaliar as condições de trabalho docente envolvidas no processo de implementação do Programa de Educação Integral (PEI) como uma política de educação integral na rede estadual de ensino de Pernambuco. Como recursos metodológicos utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas semiestruturadas com professores e gestores escolares. Os resultados deste estudo mostram que tem ocorrido uma intensificação e precarização do trabalho docente no contexto da educação integral em Pernambuco.

Biografia do Autor

Pedro Henrique de Melo Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CE). Mestre em Educação Contemporânea (UFPE/CAA). Especialista em Programação do Ensino de História pela Universidade de Pernambuco (UPE). Licenciado em História (UPE).

Maria Lucivânia Souza dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CE). Mestra em Educação Contemporânea (UFPE/CAA). Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (UFF). Licenciada em Matemática (UFPE/CAA). 

Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Associada 1 do Núcleo de Formação Docente (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu (Centro de Educação - Linha de Pesquisa em Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005), Mestra em Educação (2000) e Pedagoga (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco, concluiu Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestor - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre (UFPE), cadastrado no CNPq desde 2007. 

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

TEIXEIRA, P. H. de M.; DOS SANTOS, M. L. S.; PINTO SILVA, K. N. EDUCAÇÃO INTEGRAL E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 531–548, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.24419. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24419. Acesso em: 19 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ: GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO