MAPA MENTAL E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO, NA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.24454
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Mapa Mental, Aprendizagem,

Resumo

RESUMO - O propósito deste trabalho foi entender como algumas práticas pedagógicas são capazes de elucidar conceitos geográficos, que por vezes são abstratos aos olhos dos discentes. O objetivo foi aproximar as práticas a vivência cotidiana dos alunos, a fim de contemplar o conhecimento e experiência à priori que os mesmos trazem consigo. Neste sentido, a cartografia participativa através dos mapas mentais se torna uma alternativa para articular o proposto. A metodologia se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de espaço e suas categorias de análise: percebido, concebido e vivido somado ao entendimento de lugar e da importância na representação como forma de linguagem a traduzir toda essa conceituação. Na sequência se realizou observações para constatar as dificuldades em metodologias na elucidação acerca do conceito de espaço e foi aplicado uma atividade que consiste em desenvolver mapas mentais com os discentes. Como resultado desta investigação, pode-se constatar o mapa mental ao aproximar a demanda curricular obrigatória ao conhecimento e experiência dos alunos, sobretudo na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), estimula um raciocínio geográfico perante os elementos que os rodeia, fundamental para formação cidadã.

 

Palavras-chave: Ensino de geografia; Mapa Mental; Aprendizagem;

Biografia do Autor

Jhonatan Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Jhonatan Barbosa é licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná

Eliane do Rocio Alberti, Universidade Federal do Paraná

Eliane do Rocio Alberti é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná e professora na Universidade Federal do Paraná. E-mail:eliane.alberti@ufpr.br

 

Autor: Jhonatan Barbosa é licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

BARBOSA, J.; ALBERTI, E. do R. MAPA MENTAL E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO, NA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.24454. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24454. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios