HISTÓRIA, POLÍTICA, EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO

Autores

  • Anita Helena Schlesener
  • Adnilson José da Silva
  • Vicente Estevam Sandeski

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i34.24568
Agências de fomento

Resumo

 

 

Este artigo retoma alguns fragmentos dos escritos de Antonio Gramsci e de Walter Benjamin para algumas reflexões sobre a articulação entre história e política, com desdobramentos na educação. Embora sejam clássicos da filosofia voltados a entender as contradições de seu tempo, estes autores nos mostram que, no curso da história moderna, a cultura dominante marginaliza a cultura das classes populares, apaga do seu imaginário o significado político e histórico do seu pensamento, das suas lutas e de suas ações coletivas, tanto no seu caráter específico e popular quanto em sua forma de resistência. De forma introdutória, visto a profundidade e extensão da produção intelectual destes autores, salientamos a importância da história e da historiografia da perspectiva do materialismo histórico.

Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener

Doutor em Ciências Sociais

Downloads

Publicado

13-05-2020

Como Citar

SCHLESENER, A. H.; DA SILVA, A. J.; SANDESKI, V. E. HISTÓRIA, POLÍTICA, EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 34, p. DOI: 10.17648/educare.v15i34.24568, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i34.24568. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24568. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS