CRECE: A BUSCA PELO FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24733

Palavras-chave:

CRECE, Gestão democrática, Conselhos escolares.

Resumo


Este artigo apresenta o CRECE – Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola, um órgão colegiado instituído na cidade de São Paulo, com o objetivo de demonstrar possibilidades para o fortalecimento da gestão democrática da escola pública, por meio do estímulo à participação e representação social. O tema foi escolhido por sua relevância para a gestão escolar local e por se tratar de experiência pioneira, que remonta à época em que Paulo Freire foi o Secretário Municipal de Educação [1989-1991], mas que só seria definitivamente regulamentada em 2015. Foi desenvolvida uma pesquisa documental, de caráter descritivo, que pretendeu demonstrar o funcionamento deste organismo, o percurso trilhado até sua regulamentação, suas relações intra e extraescolares e sua consonância com os Planos Decenais de Educação em vigência. A apreciação destas informações pode inspirar outras escolas e sistemas de ensino no desenvolvimento de uma gestão escolar democrática, plena em participação social.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Oliveira de Castro Silva, Prefeitura Municipal de São Paulo.

Especialista em Gestão da Educação Pública Municipal pela UNIFESP. Professora da rede municipal de ensino de São Paulo.

Paulo Roberto Prado Constantino, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Educação pela UNESP Marília. Mestre em Educação pela UNESP - Marília. Atua na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

SILVA, J. C. O. de C.; CONSTANTINO, P. R. P. CRECE: A BUSCA PELO FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO PAULO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 311–326, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.24733. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24733. Acesso em: 22 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ: GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO