ENTREVISTA COM O PROFESSOR DERMEVAL SAVIANI (UNICAMP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.24950
Agências de fomento

Palavras-chave:

Pedagogia, Curso de Pedagogia, Políticas educacionais.

Resumo

Em entrevista especial para esta edição, o Professor Dermeval Saviani, cuja obra é reconhecida nacional e internacionalmente, apresenta uma leitura da Pedagogia no Brasil. Detentor de diversos prêmios, entre eles “Doutor Honoris Causa” em universidades brasileiras, o Professor, com sua obra, contribui e aprofunda o estudo e a análise da educação e das políticas educacionais no país. Do mesmo modo, a Pedagogia Histórica-Crítica, descrita por Saviani, pode ser entendida como uma perspectiva contra-hegemônica para o trabalho pedagógico na escola pública, visando a contribuir para que os trabalhadores acessem uma escola que lhes permita compreender e agir na transformação social.

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM

Osmar Hélio Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Educação

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Educação

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

SAVIANI, D.; FERREIRA, L. S.; ARAÚJO, O. H.; DE MEDEIROS, E. A. ENTREVISTA COM O PROFESSOR DERMEVAL SAVIANI (UNICAMP). Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 10–31, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.24950. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24950. Acesso em: 29 mar. 2024.