Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL

Autores

  • Márcia Cossetin Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Cassia Alessandra Domiciano
  • Ireni Marilene Zago Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.24961
Agências de fomento

Resumo

O Dossiê "Os Direitos Sociais frente aos diferentes processos de privatização em âmbito Nacional e Internacional" tem por objetivo a divulgação de pesquisas que analisam as consequências de crescente interligação e expansão entre o público e o privado para os Direitos Sociais, numa conjuntura socioeconômica e política. Contempla os estudos de pesquisadores nacionais de diferentes estados, tais como Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo; e, internacionais, que retratam a realidade da Educação Superior de Portugal e do Distrito Educacional de Athens-Clarke County (CCSD), da Geórgia, nos Estados Unidos. Além disso, apresenta uma entrevista com Theresa Adrião, da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. Tais pesquisas mostram-se relevantes na medida em que se desvelam a interligação com o setor privado, em diferentes espaços da esfera pública. Por isso, contribui para o fortalecimento das lutas pelos Direitos Sociais no contexto nacional e internacional e, portanto, para o processo de universalização e qualidade social da Educação.

Biografia do Autor

Márcia Cossetin, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS - no Departamento de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Desenvolve pesquisas na área da Educação, principalmente nos seguintes temas: Políticas Educacionais para a Educação Básica, Privatização da Educação e Políticas de Socioeducação.

Downloads

Publicado

15-02-2021

Como Citar

COSSETIN, M.; DOMICIANO, C. A.; FIGUEIREDO, I. M. Z. Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 37, 2021. DOI: 10.17648/educare.v15i37.24961. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24961. Acesso em: 20 abr. 2024.