PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONCEITUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25097
Agências de fomento

Palavras-chave:

Epistemologia da Pedagogia. Teorias da Educação. Ciência da Educação.

Resumo

Este texto, de natureza ensaística, tece provocações sobre a problemática subjacente à base epistemológica da Pedagogia, aqui concebida como um campo de conhecimento, cujo objeto de análise é o fenômeno educativo. Assim, delineamos como objetivo geral deste estudo explorar na literatura o percurso histórico que subsidia a defesa da pedagogia enquanto área de conhecimento e seus pressupostos epistemológicos. Com efeito, a seguinte questão norteadora subsidiou nossas reflexões: quais discussões de natureza epistemológica estão subjacentes às perspectivas teóricas que concebem a Pedagogia enquanto área de conhecimento, em oposição às recomendações oficialmente propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNP 2006), que a preconiza como um curso de formação de professores? O ensaio está fundamentado teoricamente nas reflexões de Saviani (2009); Libâneo (2010); Franco (2008); Pimenta (2010); Pinto (2011, 2017),  que convergem em defender a Pedagogia por ser a Teoria ou a Ciência da Educação. Conclui-se apontando a necessidade de compreensão mais densa sobre a Pedagogia enquanto área de conhecimento, com estatuto epistemológico próprio, contrapondo-nos, desse modo, às recomendações oficialmente propostas pelas DCNP (2006), que a reduz a uma licenciatura para formação de professores.

Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS, linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas (PPGE/UEFS). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). Atua como professor do Núcleo de Pós-Graduação Gastão Guimarães e do Centro de Estudos, Formação e Apoio Pedagógico (CEFAP), em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, na cidade de Feira de Santana - Bahia. Interesse de estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Pedagogia Universitária, Didática e práxis pedagógica, Formação de Professores, Aprendizagem Profissional da Docência e Pedagogia como Ciência da Educação. Sócio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Possui diversos trabalhos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais e em periódicos da área de Educação.

Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia (UEFS, 2006), Especialização em Educação Especial (UEFS, 2008), Mestre pela Universidade Federal da Bahia (2011) e Doutorado pela UFBA (2015). Atualmente é docente na Universidade Estadual da Bahia, Campus V no colegiado de História. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação em Direitos Humanos, Didática e formação de professores; escolarização em enfermarias pediátricas e Educação Inclusiva. Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do Curso de História, Campus V/UNEB. Pesquisadora no projeto Interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores, parceria interinstitucional UFPE/UNEB.

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

MOREIRA, J. da S.; NUNES MASCARENHAS, A. D. PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONCEITUAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 52–72, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25097. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25097. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade