CRIAÇÃO DE DISPOSITIVOS METODOLÓGICOS E DE AMBIÊNCIAS TRANSFORMATIVAS NA PESQUISA-FORMAÇÃO

Autores

  • Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Bruna Rafaela Evangelista Oliveira
  • Cledna Kalyne Medeiros Dantas Alves

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25291
Agências de fomento

Palavras-chave:

Pesquisa-formação, dispositivos autorais, multirreferencialidade, cotidianos.

Resumo

Neste artigo objetivamos apresentar dispositivos metodológicos autorais e a bricolagem epistemológica da/na pesquisa-formação de duas dissertações de mestrado defendidas no ano de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Inspiramo-nos nas abordagens epistemológicas multirreferencial (ARDOINO, 1998) e nos cotidianos (CERTEAU, 2014; ALVES, 2015), que nos possibilita assumir uma postura outra de pesquisadoras ativas e implicadas com o processo de fazer pesquisa em uma relação formativa que é devir. Aprendemos e tecemos ambiências formativas com os sujeitos da/na pesquisa com um rigor outro (MACEDO, 2009), afastando-se do reducionismo positivista de enquadramento e dirigindo-se para a produção do conhecimento em diálogo com os saberes produzidos no cotidiano. Os resultados evidenciam a possibilidade do inesperado, do caminhar na pesquisa incluindo-se no processo de suceder, sendo, portanto, potência formativa em um devir autorizante.

 


 

 

Biografia do Autor

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro é Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e professora  do mestrado em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN.  E-mail: mayra.rfr@gmail.com

Bruna Rafaela Evangelista Oliveira

Bruna Rafaela Evangelista de Oliveira Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E-mail: brunaevangelista03@gmail.com

Cledna Kalyne Medeiros Dantas Alves

Clédna Kalyne Medeiros Dantas Alves é Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e professora da Rede básica de Ensino em Mossoró-RN.
E-mail: clednakalyne@hotmail.com

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

RIBEIRO, M. R. F.; OLIVEIRA, B. R. E.; ALVES, C. K. M. D. CRIAÇÃO DE DISPOSITIVOS METODOLÓGICOS E DE AMBIÊNCIAS TRANSFORMATIVAS NA PESQUISA-FORMAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 302–321, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25291. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25291. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade