O ENSINO E AS IMAGENS A PARTIR DA PEDAGOGIA DA SENSIBILIDADE: ENTRE O ENCANTAMENTO E A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25363
Agências de fomento

Palavras-chave:

Pedagogia da Sensibilidade, Ensino e Imagens, Capacitação e formação.

Resumo

O presente artigo aborda a aplicabilidade das imagens no Ensino na perspectiva da Pedagogia da Sensibilidade. Para tanto, optou-se por uma abordagem atravessada por um escopo teórico que baliza e defende práticas pedagógicas humanizadoras, responsivas de um olhar mais afinado aos sentimentos dos discentes (MARIO, 2012; MORAES, 2006; SAVIANI, 2009; FREIRE, 2005). Servindo-se do espoco teórico que tangencia a Pedagogia da Sensibilidade, o presente estudo se divide em dois grandes tópicos-chave. Primeiramente, para além de sublinhar a atual tendência pedagógica de levar em consideração a natureza, as emoções e as sensibilidades que implicam diretamente nos processos formativos, exemplifica-se e principia-se o treino dos sentidos visuais através do uso ou da aplicabilidade das imagens no Ensino. No segundo momento, evidencia-se a necessidade de formação continuada para que os professores possam se capacitar para leitura de imagens, como proposta prática da Pedagogia da Sensibilidade, uma vez que os conteúdos imagéticos lidam com as sensibilidades visuais, com as percepções e capacidades hermenêuticas.

Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Pos-Doutor em História (PNPD/UFPR). Doutor em História (UFSC). Professor na Faculdade de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Ensino) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Maria do Socorro Souza, Secretaria Municipal de Educação de Mossoró -RN Professora do Departamento de Tecnologias e Ensino

Mestra em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Professora do Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual (NTE) e Municipal (NTM) de Mossoró/RN

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

TAMANINI, P. A.; SOUZA, M. do S. O ENSINO E AS IMAGENS A PARTIR DA PEDAGOGIA DA SENSIBILIDADE: ENTRE O ENCANTAMENTO E A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 266–279, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25363. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25363. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade