Práticas de ensino da disciplina de Elaboração e Análise de Projetos Empresariais
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.25433Palabras clave:
Práticas de Ensino; Projetos Empresariais; Curso Técnico Integrado.Resumen
: Este trabalho identificou as práticas de ensino de uma disciplina do curso Técnico em Administração, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, em duas escolas técnicas, localizadas no norte do estado do Paraná. A referida disciplina trata do estudo de projetos empresariais, que propõe aos alunos aprenderem sobre a identificação de oportunidades para criação ou a melhoria de empreendimentos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se a metodologia de pesquisa com abordagem quanti-qualitativa. Participaram da pesquisa docentes que ministram ou já ministraram aulas na disciplina e os egressos do curso. Os resultados demonstraram que, para os egressos, os materiais e as ferramentas aplicadas durante as aulas são pouco atrativas, e que as aulas práticas e os estudos de casos favorecem a compreensão dos conteúdos. Do mesmo modo, os docentes apontaram que a falta de material didático, disponibilidade de livros específicos para a disciplina na biblioteca da escola e a carência de recursos tecnológicos fazem a diferença no processo de ensino em sala de aula. Assim, acredita-se que algumas ações podem ser realizadas para oferecer novas estratégias de ensino, como o desenvolvimento de material didático com técnicas que proporcionam o engajamento dos alunos, por meio das atividades práticas integradas aos conhecimentos teóricos, bem como também, a formação continuada dos professores, para oferecer novas práticas de ensino-aprendizagem.
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