Práticas de ensino da disciplina de Elaboração e Análise de Projetos Empresariais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.25433
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Práticas de Ensino; Projetos Empresariais; Curso Técnico Integrado.

Resumen

: Este trabalho identificou as práticas de ensino de uma disciplina do curso Técnico em Administração, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, em duas escolas técnicas, localizadas no norte do estado do Paraná. A referida disciplina trata do estudo de projetos empresariais, que propõe aos alunos aprenderem sobre a identificação de oportunidades para criação ou a melhoria de empreendimentos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se a metodologia de pesquisa com abordagem quanti-qualitativa. Participaram da pesquisa docentes que ministram ou já ministraram aulas na disciplina e os egressos do curso. Os resultados demonstraram que, para os egressos, os materiais e as ferramentas aplicadas durante as aulas são pouco atrativas, e que as aulas práticas e os estudos de casos favorecem a compreensão dos conteúdos. Do mesmo modo, os docentes apontaram que a falta de material didático, disponibilidade de livros específicos para a disciplina na biblioteca da escola e a carência de recursos tecnológicos fazem a diferença no processo de ensino em sala de aula. Assim, acredita-se que algumas ações podem ser realizadas para oferecer novas estratégias de ensino, como o desenvolvimento de material didático com técnicas que proporcionam o engajamento dos alunos, por meio das atividades práticas integradas aos conhecimentos teóricos, bem como também, a formação continuada dos professores, para oferecer novas práticas de ensino-aprendizagem.

Citas

BIAGGIO, L. A.; BATOCCHI, A. Plano de Negócios – estratégia para micro e pequenas empresas. Barueri, SP: Manole, 2005.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

DINIZ, Ricardo dos Santos, BONATO, Samuel., LUNARDI, Guilherme Lerch (2022). Estímulos e Bloqueios no Uso de Metodologias Ativas de Ensino. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 2, n. 3. DOI: doi.org/10.13058/raep.2022.v23n3.2157. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2157. Acesso em:

FERREIRA DE VALES, Juliana; DE VALES SANTOS, Nilton. METODOLOGIA ATIVA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APREENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO DE LOGÍSTICA. South American Development Society Journal, v. 4, n. 10, p. 146-155, 2018.

FONSECA JUNIOR, Ranulfo Soares; HASHIMOTO, Marcos. A Importância do Ensino Empreendedor na Formação de Nível Técnico. Anais... Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (VIII EGEPE) 2014.

FONSECA, Paulo Roberto Campelo. A Nova Educação Profissional para o trabalho no Brasil do século XXI. Salvador: Asè Editorial, 2017. Livro Eletrônico.

FRANÇA, Everaldo.; MOREIRA, Sérgio Adriany Santos. O plano de negócios como proposta inovadora e empreendedora no curso técnico em administração do IFES campus Barra de São Francisco. Anais... Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação - CIKI, 2019.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HASHIMOTO, Marcos; FONSECA JR, Ranulfo Soares. A importância do ensino empreendedor na formação do nível técnico. Revista de Negócios, v. 23, n. 3, p. 7-18, 2019.

MARCONI M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

MELO, Lucas Severo; BATISTA, Iany Tâmilla Pereira; MARÇAL, Edgar. Ensino de gestão de projetos em tempos de pandemia: um estudo de caso com jogos on-line. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 11, n. 1, p. 23914, 2023.

OLIVEIRA, E. S. (Auto) representações de professores de espanhol em Goiás: construindo identidades profissionais. 2014. 178 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

PARANÁ. Educação Profissional Rede Estadual de Ensino: catálogo de cursos – Paraná / Secretaria de Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Educação Profissional. Curitiba: SEED – PR, 2013 – p. (Coleção Educação Profissional, v.1).

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK 6. ed. EUA: Project Management Institute, 2017.

REINLADI, Maria Aldinete Almeida; GIORDANI, Annecy Tojeiro; FREITAS, Carlos Cesar Garcia Freitas. Possíveis falhas na formação docente de administradores que atuam no ensino técnico de administração. In: Formação de professores do ensino técnico reflexões acerca dos desafios e perspectivas. (Org.) REINALDI, Maria Aldinete de Almeida Reinaldi; GIORDANI, Annecy Tojeiro Giordani. Curitiba: Editora Bagai, 2022.

Publicado

15-05-2025

Cómo citar

SILVA, S. A.; OLIVEIRA , J. de. Práticas de ensino da disciplina de Elaboração e Análise de Projetos Empresariais. Educere et Educare, [S. l.], v. 20, n. 50, p. 92–111, 2025. DOI: 10.48075/educare.v20i50.25433. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25433. Acesso em: 9 jun. 2025.