O QUE PROFESSORAS (PEDAGOGAS) INICIANTES SABEM SOBRE GEOMETRIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25535
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:

Formação de Professores, Professoras Iniciantes, Educação Matemática, Ensino de Geometria.

Resumo

Objetivamos relatar encaminhamentos e resultados de uma investigação, fruto da dissertação de mestrado da primeira autora. Temos como objetivo caracterizar, via dados obtidos no roteiro inicial de entrevista semiestruturada, como foi a formação inicial para o ensino de Matemática de duas professoras em início de carreira, em particular buscou-se levantar as dificuldades encontradas em Geometria com base no que fora declarado em resposta para as questões indagadas. Adotamos referenciais que abordam a formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais e os problemas decorrentes do processo de indução à docência. Sobre a metodologia, enquadra-se como sendo uma pesquisa qualitativa em que para a produção de dados utiliza-se informações expostas nas sessões de entrevista. Com o término do estudo, observou-se que a formação para a abordagem do bloco deste conteúdo na formação inicial apresenta-se incipiente e as dificuldades centrais encontram-se em aspectos conceituais.

Biografia do Autor

Gislaine Aparecida Puton Zortêa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FEIS/UNESP.

Mestre em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - UNESP/IBILCE/InterUnidades - na linha de pesquisa "Educação Matemática"; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação" (CNPq/UFSCar).

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

ZORTÊA, G. A. P.; CIRÍACO, K. T. O QUE PROFESSORAS (PEDAGOGAS) INICIANTES SABEM SOBRE GEOMETRIA?. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 384–410, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25535. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25535. Acesso em: 19 abr. 2024.