O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um levantamento de pesquisas de 2008 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.25620
Agências de fomento

Palavras-chave:

Início da carreira docente; Educação Infantil; Levantamento bibliográfico.

Resumo

Este artigo trata sobre o levantamento de trabalhos apresentados no Congresso Internacional do Professor Iniciante e Inserción Profesional à Docencia -Congressoprinc, e de Teses Dissertações localizados na Biblioteca Digital Brasileira de – BDTD, sobre início da carreira docente na Educação Infantil, no período de 2008 a 2018. Foram selecionadas e examinadas sete dissertações, uma tese e quatorze artigos científicos a partir dos descritores: iniciante na educação infantil; iniciantes na educação infantil; o início da carreira na educação. Os dados indicam que há um crescente interesse pela temática, porém, com pouca ênfase às políticas de acolhimento e formação continuada. Os resultados das pesquisas evidenciam a importância do início da carreira docente no processo de constituição do “ser professor”, salientam para uma fase rica em alicerces profissionais, dilemas, desafios e superações que promovem a construção da identidade profissional, e que esse processo é recorrente, sendo marcado por construções e desconstruções.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

ANJOS, D. P. dos .; NOGUEIRA, G. M.; MERTZANI, M. O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um levantamento de pesquisas de 2008 a 2018. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 222–242, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.25620. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25620. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios