CURSO DE PEDAGOGIA ALLÍ E AQUI: ESTUDO COMPARADO ENTRE OS CONTEXTOS ESPANHOL E BRASILEIRO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25671
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Pedagogia, Políticas educacionais, Educação Comparada.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo argumentar comparativamente sobre os cursos de Pedagogia na Espanha e no Brasil, destacando a historicidade, o modo como se organizam, a proposta curricular, as características previstas para os egressos(as) e, ainda, destacar as convergências e diferenças. Realizou-se estudo comparado. A educação comparada consiste então em comparar, mas ir além, também entender por que a educação se constituiu nas diferentes culturas, como se organiza para responder às demandas sociais. Analisou-se o Curso de Pedagogia, inserido nos contextos de produção espanhol e brasileiro, tendo por base sua historicidade, objetivos, características, proposta curricular e o trabalho dos egressos. Observou-se diferenciação quanto à abrangência das propostas, quanto ao grau, bacharelado e licenciatura, e quanto ao sentido de Pedagogia impresso no Curso.

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM.

Líder do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão do Pedagógico, Trabalho e Políticas Públicas, GT-RS do HISTEDBR.

Ana Maria Montero Pedrera, Universidad de Sevilla- Espanha

Ph. D. (Teoría e Historia de la Educación y Pedagogía Social). Professora titular do Departamento de Teoría
e Historia de la Educación.
Universidad de Sevilla- Espanha

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

FERREIRA, L. S.; PEDRERA, A. M. M. CURSO DE PEDAGOGIA ALLÍ E AQUI: ESTUDO COMPARADO ENTRE OS CONTEXTOS ESPANHOL E BRASILEIRO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 123–142, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25671. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25671. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade