“ISSO FOI CAPAZ DE ME CONDUZIR A INÚMERAS REFLEXÕES”: REFLETINDO SOBRE A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25737
Agências de fomento
Prpq - UFMG

Palavras-chave:

Formação de pedagogos, Prática pedagógica, Pesquisa (auto)biográfica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir uma prática pedagógica realizada em uma turma de Didática, do curso de Pedagogia. A partir da escrita de narrativas (auto)biográficas, evidencia três contextos formativos: a formação inicial de uma estudante de Pedagogia, o exercício da docência de um professor que atua na escola básica e a prática pedagógica universitária. A investigação tem como fonte de informações as narrativas produzidas durante as aulas de Didática. As narrativas da estudante Luiza foram escritas a partir de uma entrevista realizada com professores da Educação Básica. Baseia-se nos estudos do campo da Didática, da formação e do aprendizado da docência, sustentados pela vertente de pesquisa (auto)biográfica. Os resultados reforçam a necessidade de desmitificar paradigmas sobre a docência, ainda vista como vocação. Por fim, as análises trouxeram evidências acerca do processo de construção da identidade sobre ser professor/a nos diferentes contextos formativos.

Biografia do Autor

Cláudia Starling, UFMG - Professora

Cláudia Starling é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora do Programa de Pós-Graduação (Promestre - Educação e Docência) da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Marilza Oliveira Santos, UEMG - Professora

Marilza de Oliveira Santos é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. Professora da Universidade Estadual de Minas Gerais

Maria Luiza Faria, UFMG - Pedagoga

Maria Luiza Faria é Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

STARLING, C.; SANTOS, M. O.; FARIA, M. L. “ISSO FOI CAPAZ DE ME CONDUZIR A INÚMERAS REFLEXÕES”: REFLETINDO SOBRE A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 143–162, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25737. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25737. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade