A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25741
Agências de fomento
Palavras-chave:
Pedagogia, Ciência da Educação, Didática.Resumo
O estudo em pauta tem como foco a Pedagogia como Ciência da Educação. Assim, sua construção se realizou a partir de uma abordagem qualitativa, por meio da leitura em livros e artigos científicos de autores clássicos que discutem o tema. Teve como objetivo realizar reflexões epistemológicas e sociais sobre a Pedagogia como Ciência da Educação, tecendo um breve diálogo sobre este campo científico e sua contribuição para o debate na formação docente. Destacamos que a discussão se deu a partir da Pedagogia como campo científico, não como campo profissional. Dessa forma, buscamos refletir sobre a historicidade da Pedagogia e sua mutabilidade no fortalecimento como ciência da educação, refletindo sobre a sua natureza epistemológica, construção teórica e metodológica para pensar a formação do professor. O diálogo sobre a temática possibilitou aprendizagens sobre a construção dessa ciência, desde sua origem como condução de criança até sua consolidação como campo científico. É nessa perspectiva de evolução que a Pedagogia contribui na formação docente, principalmente, por meio da Didática.Downloads
Publicado
23-04-2021
Como Citar
SILVA, M. A. A. da; FERREIRA, L. G. A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 32–51, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25741. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25741. Acesso em: 20 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.