A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25741
Agências de fomento

Palavras-chave:

Pedagogia, Ciência da Educação, Didática.

Resumo

O estudo em pauta tem como foco a Pedagogia como Ciência da Educação. Assim, sua construção se realizou a partir de uma abordagem qualitativa, por meio da leitura em livros e artigos científicos de autores clássicos que discutem o tema. Teve como objetivo realizar reflexões epistemológicas e sociais sobre a Pedagogia como Ciência da Educação, tecendo um breve diálogo sobre este campo científico e sua contribuição para o debate na formação docente. Destacamos que a discussão se deu a partir da Pedagogia como campo científico, não como campo profissional. Dessa forma, buscamos refletir sobre a historicidade da Pedagogia e sua mutabilidade no fortalecimento como ciência da educação, refletindo sobre a sua natureza epistemológica, construção teórica e metodológica para pensar a formação do professor. O diálogo sobre a temática possibilitou aprendizagens sobre a construção dessa ciência, desde sua origem como condução de criança até sua consolidação como campo científico. É nessa perspectiva de evolução que a Pedagogia contribui na formação docente, principalmente, por meio da Didática.

Biografia do Autor

Mara Aparecida Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professora do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Membro dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB e PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB.

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e do Programa em Pós-Graducação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da UFRB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

SILVA, M. A. A. da; FERREIRA, L. G. A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 32–51, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25741. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25741. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade