GERENCIANDO A EDUCAÇÃO: A APLICAÇÃO DO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Miriam Oliveira Santos
  • Ricardo Linden

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.2621

Palavras-chave:

Administração da Educação, Avaliação, Políticas gerenciais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as transformações da administração
da educação no Brasil, enfocando especialmente as inovações gerenciais na área da
educação. Observamos que tais transformações estão ligadas as diferentes teorias da
administração, mas principalmente aos diferentes projetos de país elaborados pelos
governos brasileiros, que na última década foram fortemente influenciados pelo Consenso
de Washington. O artigo apresenta uma sucinta explanação sobre a aplicação da
administração gerencial à educação e sobre como a implantação de sistemas de avaliação
institucional contribuíram para isto, gerando ao mesmo tempo uma polêmica sobre a
“mercantilização da educação” e o questionamento dos instrumentos de avaliação.
Acreditamos, no entanto que aplicar políticas gerenciais na educação é uma forma de
aperfeiçoar o seu resultado e melhorar o processo de aprendizado, ao garantir uma
utilização ótima de recursos para o processo docente.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SANTOS, M. O.; LINDEN, R. GERENCIANDO A EDUCAÇÃO: A APLICAÇÃO DO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 215–231, 2000. DOI: 10.17648/educare.v3i5.2621. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2621. Acesso em: 1 maio. 2024.