LIDERANÇA E PARTICIPAÇÃO: O FOCO NO PROTAGONISMO JUVENIL EM UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.26789

Palavras-chave:

Educação integral, Protagonismo Juvenil, Participação.

Resumo


Este artigo tem como objetivo, compreender a formação da autonomia e participação efetiva dos jovens no contexto escolar, através do protagonismo juvenil. Ele provém de uma pesquisa de mestrado que se dedicou a investigar o cotidiano da gestão escolar em uma Escola Técnica Estadual, do município de Bezerros, no agreste de Pernambuco, integrante do Programa de Educação Integral. A fundamentação teórica baseou-se nas concepções apresentadas por estudiosos consagrados sobre temáticas como: gestão escolar, gestão democrática, participação, liderança, protagonismo juvenil e Educação Interdimensional, sendo esta última, arcabouço filosófico das Escolas Técnicas Estaduais e Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco. O itinerário investigativo desta pesquisa se deu através da pesquisa-ação e constituição de um grupo focal formado por educandos e coordenadores. Desta maneira, foi possível mergulhar na realidade vivida pelos sujeitos, de onde foram coletados os dados e informações relevantes para a pesquisa, fazendo ainda uso de questionários e entrevistas semiestruturadas. Percebeu-se que as ações de promoção do protagonismo e da participação, podem ser instrumentos para a formação de jovens líderes na sociedade civil.

Biografia do Autor

Francisco Barbosa Neto, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Francisco Barbosa de Silva Neto é Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco e professor pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Orcid:https://orcid.org/0000-0001-8292-7050E-mail: kiko.professor@gmail.com

Ana Cláudia Ribeiro Tavares, Universidade de Pernambuco - UPE

Ana Cláudia Ribeiro Tavares é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e é professora adjunta da Universidade de Pernambuco. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9883-4235E-mail: ana.tavares@upe.br

Downloads

Publicado

20-07-2021

Como Citar

NETO, F. B.; TAVARES, A. C. R. LIDERANÇA E PARTICIPAÇÃO: O FOCO NO PROTAGONISMO JUVENIL EM UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 319–339, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.26789. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26789. Acesso em: 24 out. 2021.