UMA BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE A PESQUISA ACADÊMICA DOS TERMOS “FRACASSO” E “SUCESSO ESCOLAR”

Autores

  • Katya Mitsuko Zuquim Braghini

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.2679
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Palavras-chave, “fracasso escolar”, senso comum, metodologia científica.

Resumo

Existe um fenômeno social que faz as pessoas sentirem-se bastante seguram em opinar sobre diversos temas relativos à Educação, o que muitas vezes, torna os temas concernentes a essa área do conhecimento, objetos do senso-comum. Tanto é verdade tal assertiva que a existência de um saber específico dos educadores é objeto de discussão na área de estudos sobre formação de professores. Um exemplo, bastante marcante, e que identifica esse problema é a idéia de “fracasso escolar”, termo este, muitas vezes, usado de forma indiscriminada. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão sobre o que significa falar de “fracasso escolar” quando ele é pensado como objeto de pesquisa acadêmica, histórico e sociológico. Para tanto, serão usados os estudos de diversos estudiosos que direta ou indiretamente se debruçaram sobre o tema, tais como Charlot, Bourdieu, Lahire entre outros.

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Publicado

01-07-2010

Como Citar

BRAGHINI, K. M. Z. UMA BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE A PESQUISA ACADÊMICA DOS TERMOS “FRACASSO” E “SUCESSO ESCOLAR”. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.2679. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2679. Acesso em: 28 abr. 2024.