A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA REVISÃO TEÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.27962
Agências de fomento

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica; Processo de ensino-aprendizagem; Educação como humanização.

Resumo

Este artigo é resultado de uma revisão sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) com ênfase para a concepção de educação dessa teoria pedagógica. Orientadas pela perspectiva da PHC, buscamos compreender as contribuições que os fundamentos teóricos e metodológicos da PHC oferecem para a construção de conhecimentos e elencamos também, possibilidades de superação dos desafios que envolvem a estruturação e implementação da PHC nas escolas tomando como base as experiências de dois municípios que implementaram a PHC em seus sistemas de ensino. Como resultados, evidenciou-se a necessidade de alternativas para que a PHC saia da marginalidade imposta pelas teorias pedagógicas hegemônicas, e, assim, possa ser assumida, aplicada e defendida pelos educadores(as). Concluiu-se, então, que a emancipação humana pela via da transformação social é aspecto fundamental para a realização de um trabalho coletivo pautado na Educação como Humanização.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

SANTOS, M. C. dos; BARBOSA, A. M. da S.; WOLFART, C. A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA REVISÃO TEÓRICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 146–167, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.27962. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/27962. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios