A RETOMADA DAS METAS DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19:

DESAFIOS E ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS PARA O BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29205

Palavras-chave:

Educação Pós-Pandemia; Orientações internacionais; Educação para o século XXI.

Resumo

O presente estudo busca analisar os desafios e as orientações internacionais, para a educação no Brasil no contexto de pandemia do novo coronavírus (SARS-Cov-2), tendo como foco de exame as recomendações da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) no relatório “A educação no Brasil: uma perspectiva internacional”. Nesse ensaio teórico-bibliográfico e documental, recorre-se ao materialismo histórico-dialético como fundamento metodológico investigativo. Considerando o alinhamento às políticas mundiais para a educação, estabelecidas desde o Movimento de Educação Para Todos, os desdobramentos do cenário em questão refletiram decisivamente nas metas e projeções a serem alcançadas pela educação para o século XXI. Dentre os direcionamentos apontados pela OCDE em seu relatório, destacam-se 10 (dez) passos para a busca de um sistema de ensino mais sólido na pandemia, em que se engendra mecanismos para um sistema de gastos eficiente e de resultados significativos, ao passo que se estabelece uma (de)formação para a classe trabalhadora pautada na adaptação, flexibilização e resignação emocional.  

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

RABELO , J. J.; FRERES , H. de A.; LEMOS, A. T. L. . A RETOMADA DAS METAS DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19:: DESAFIOS E ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS PARA O BRASIL . Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 206–225, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i44.29205. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29205. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios