DESAFIOS DO “APRENDER” E DO “ENSINAR” NAS ATUAIS REDES INTERATIVAS DO CIBERESPAÇO À LUZ DE PIERRE LÉVY E JÜRGEN HABERMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.29289

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem; Jürgen Habermas; Pierre Lévy.

Resumo

 Este artigo objetiva desvelar alguns dos muitos desafios formais e informais do ensino e do aprendizado no universo ciberespacial através das redes de interação que integram pessoas e coisas de um modo sem precedentes na história da experiência humana. Parte do pressuposto de que o ciberespaço é onipresente em muitas das realidades da vida humana contemporânea. À luz epistêmica de Pierre Lévy e de Jürgen Habermas desvelamos que a otimização dos laços interativos através de uma racionalidade comunicativa pode perfazer o potencial de inteligência coletiva que tipifica o atual espaço antropológico e seus muito colégios invisíveis. Além disso, no âmbito mais estrito à educação escolar, essa racionalidade é profícua à qualificação das formas de aprender e ensinar.  O estudo aponta que o potencial comunicativo emergente com o advento da internet e a informação disponível como nunca antes a educadores(as) e educandos, permite que esses atores estabeleçam uma relação dialógica focada na interação crítico-reflexiva e não na mera transmissão de conteúdo, típica do mundo analógico anterior à cibercultura. Demonstra que esse processo abre possibilidades inéditas de compartilhamento de saberes e competências e de promoção de coletivos inteligentes.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

RUFINO, E. de A. .; BRENNAND, E. G. de G. DESAFIOS DO “APRENDER” E DO “ENSINAR” NAS ATUAIS REDES INTERATIVAS DO CIBERESPAÇO À LUZ DE PIERRE LÉVY E JÜRGEN HABERMAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 22–42, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.29289. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29289. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios