O ENSINO RELIGIOSO E A CULTURA ESCOLAR:

UM ENCONTRO HISTÓRICO-SOCIAL PARA A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29422

Palavras-chave:

Ensino Religioso; Cultura Escolar; Educação.

Resumo

A construção histórica da disciplina Ensino Religioso esteve presente desde a origem do processo educacional brasileiro. Tal processo histórico ajudou a construir a Cultura Escolar, uma rede de relações e normas específicas do ambiente educacional e que direcionam o processo de formação. A presente investigação se aproxima do Método Fenomenológico, para que o desvelar do fenômeno estudado ocorra tal qual ele se apresenta. O procedimento adotado é qualitativo de caráter exploratório, com intuito de compreender amplamente as relações existentes entre o Ensino Religioso enquanto dispositivo de formação dos sujeitos e da Cultura Escolar. Concluímos que o processo de influências mútuas entre Igreja, Escola e Sociedade, modificaram a proposta de Ensino de Religião em busca do Ensino de Religiosidades. Os vínculos existentes entre a disciplina Ensino Religioso e a Cultura Escolar podem criar um espaço fértil de encontro entre as diversidades culturais e religiosas, oferecendo possibilidades para uma formação que respeite e valorize as diferenças.

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

SILVA, A. M. de S. e; CASTRO, R. M. M. de. O ENSINO RELIGIOSO E A CULTURA ESCOLAR:: UM ENCONTRO HISTÓRICO-SOCIAL PARA A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 168–187, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i44.29422. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29422. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios