A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA COMPOSIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.29439

Resumo

Este artigo tem o objetivo de elucidar a relevância da dimensão do planejamento na composição do estágio supervisionado em Geografia, sendo que para a construção da presente análise, nos sustentamos tanto nas ponderações teóricas de autores que discutem sobre a temática central deste estudo a exemplo de Pimenta e Lima (2004), Barreiro e Gebran (2006), Costa (2010), entre outros; quanto na reflexão sobre a importância das ações de planejamento nas vivências constitutivas de um estágio supervisionado em Geografia, sendo que esses processos compõem os percursos metodológicos aqui apresentados. Através do movimento entre a teoria e a prática vivida/relatada no presente texto, consideramos que o ato de planejar constitui-se como elemento contributivo e indispensável à compilação formativa da prática docente realizada no estágio supervisionado de uma disciplina escolar, em específico por meio do ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Guilherme Matos de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Graduação (Licenciatura) em Geografia e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Luma Dutra Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). 

Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Cáceres.

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Publicado

05-08-2022

Como Citar

MATOS DE OLIVEIRA, G.; DUTRA BRITO, L.; SOUSA SILVA, I. A. de. A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA COMPOSIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 218–235, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i41.29439. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29439. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios