DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE FISICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29613

Palavras-chave:

Ensino de física; Educação do Campo; Licenciatura em Educação do Campo.

Resumo

A Física é uma ciência fundamental, cujo desenvolvimento histórico deu subsídios para o domínio da tecnologia e a compreensão e previsão dos fenômenos da natureza. Por isso, o conhecimento físico é essencial para a leitura de mundo e, por conseguinte, para a formação dos educadores do campo, cujo propósito é dar subsídios para a classe trabalhadora interpretar e transformar a sua realidade. Entretanto, a aprendizagem da Física entre estudantes universitários de diversos cursos e instituições no contexto nacional e internacional se esbarra em uma série de problemas. Com isso, o objetivo deste trabalho é apresentar uma análise das dificuldades na aprendizagem de Física de alunos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Piauí, Brasil. Para isso, recorreu-se a questionários e entrevistas para a coleta de dados. O questionário foi aplicado a 34 alunos de uma das turmas do referido Curso. As entrevistas foram realizadas com um professor de Física e cinco alunos da turma. Também foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso e o currículo do docente. Os dados foram submetidos à análise temática. Os resultados mostraram que os estudantes do Curso possuem dificuldades para compreender alguns fenômenos físicos devido a suas concepções espontâneas, com destaque para os conteúdos da Mecânica, e no uso e interpretação da linguagem matemática. Essas dificuldades são herdadas principalmente da deficiência na escolarização na Educação Básica nas escolas do campo. Além disso, este estudo problematizou a alternância do Curso e a sua carga horária curricular para o ensino-aprendizagem de Física

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

ESMERIO, S. C.; SILVA, A. L. dos S. DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE FISICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DO CAMPO. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 123–141, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i44.29613. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29613. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios