A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL: AÇÕES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29631

Resumo

A presente reflexão tem como objetivo identificar as ações da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), para o atendimento aos requisitos legais da inclusão de pessoas com deficiência e refletir sobre os desafios a serem enfrentados para a efetiva educação inclusiva.  Trata-se de um estudo qualitativo, com pesquisa bibliográfica e documental. A análise deu-se mediante a exploração dos documentos da instituição em discussão com os marcos legais e teóricos acerca da inclusão no Ensino Superior. Nesse sentido, o estudo revelou que a UFFS é uma instituição que requer atenção às políticas de inclusão, à formação continuada de docentes e técnicos do setor de acessibilidade, à construção de um currículo flexível e heterogêneo e o investimento em recursos humanos, materiais e didáticos. A análise possibilitou a identificação dos desafios postos para a instituição, assegurar o direito da aprendizagem para todos (as).

Biografia do Autor

Sheila Marques Duarte Bassoli, Universidade Federal da Fronteira Sul

                       
         

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Publicado

11-11-2022

Como Citar

LOSS, A. S.; SOARES, . N. G.; BASSOLI, S. M. D. . A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL: AÇÕES E DESAFIOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 193–207, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29631. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29631. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios