INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR E PANDEMIA

ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS PELO PEE/FOZ DO IGUAÇU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29652

Resumo

Este artigo tem o objetivo de abordar trabalhos realizados pelo Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu durante a pandemia por Covid-19. A chegada dessa doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2, impôs novos desafios para a Educação Básica e para o Ensino Superior. Para as pessoas com alguma deficiência e/ou necessidade educacional especial os enfrentamentos se intensificaram. Desta forma, entender as ações promovidas, e mediações para uma inclusão educacional em uma situação atípica como essa, são importantes. Como fundamento teórico foi utilizada a abordagem Histórico-Cultural que aponta a relevância das atividades de mediação para processos de aprendizagem e desenvolvimento do pensamento humano. Os dados apresentados fazem parte de um relatório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e de  informações  que  mostram  contribuições resultantes de ações de extensão com a Educação Básica, tendo a participação de profissionais da referida universidade, por exemplo, professora do atendimento educacional especializado, professoras e pesquisadoras da graduação, ou mesmo da pós-graduação, no decorrer do referido período. Conclui-se que o Programa de Educação Especial possui um papel importante acerca da temática inclusão no Ensino Superior. As ações que envolveram atividades de mediação entre professores, conhecimentos e estudantes no trabalho realizado nos formatos remoto/online possibilitaram uma reflexão e um fazer pedagógico que levasse em conta as especificidades deste processo. A realização de projetos de extensão, e suas ações com formação de professores permitiu refletir acerca dos desafios impostos pela pandemia à educação escolar e, ainda, considerar a possibilidade de amenizar as angústias e sofrimentos vivenciados pelos participantes nessa situação pandêmica.

 

Downloads

Publicado

11-11-2022

Como Citar

BONDEZAN, A. N.; KLAUS, V. L. C. de A.; GÓES, E. P. de. INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR E PANDEMIA: ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS PELO PEE/FOZ DO IGUAÇU. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 247–267, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29652. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29652. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios