ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

UM RELATO DE CASO DA ACADÊMICA DO CURSO DE MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29660

Resumo

Todo ser humano ao nascer aos poucos vai passando por fases de desenvolvimento, contudo, podem ocorrer mudanças bruscas e foi o que ocorreu com Elaine Luzia dos Santos, que no decurso do terceiro ano de Medicina na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, foi acometida de um Acidente Vascular Cerebral; após meses de recuperação e reabilitação, a acadêmica retorna à Universidade. Para tanto, recebeu o Atendimento Educacional Especializado – AEE, como balizar para a inclusão pelos profissionais do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais – PEE. O objetivo é narrar momentos desse processo, no qual teceu-se um recorte do Internato no Hospital Universitário do Oeste do ParanáHUOP. O arcabouço teórico utilizado para a elaboração deste artigo envolve documentos legais em âmbito mundial e nacional, além de autores como: Vigotski (1997), Castro et al. (2008), Diniz (2012), entre outros. Ressaltamos que todo o aparato estruturado para o retorno da acadêmica juntamente com sua determinação e vontade de vencer foi fundamental para o êxito de sua caminhada.   

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Publicado

11-11-2022

Como Citar

PALAVISSINI, C. F. C. .; SANTOS , E. L. dos .; KLIEMANN , M. P. .; BOARETTO , R. B. B. .; DALGALO, V. S. . . ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM RELATO DE CASO DA ACADÊMICA DO CURSO DE MEDICINA . Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 350–371, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29660. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29660. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios