CONDIÇÕES DE INGRESSO E PERMANÊNCIA DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29663

Resumo

À luz da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PAEE-EI), de 2008, bem como com da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015, este artigo visa discutir as condições de ingresso e permanência dos estudantes que são público-alvo dessa política nos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Consubstanciado no levantamento e análise das ações e políticas implementadas pela referida Universidade, bem como em relatos de gestores e estudantes dessa instituição que participaram de pesquisa, este artigo pode afirmar que a UFG, impulsionada pelas “políticas inclusivas” do Governo Federal, vem atuando para viabilizar o ingresso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico de seus estudantes PAEE. Não obstante, estes ainda enfrentam diversas barreiras em seus percursos acadêmicos, que dificultam a efetiva participação nos cursos de graduação da UFG. Com efeito, o processo de humanização e de garantia dos direitos humanos dos estudantes PAEE na UFG apresenta-se comprometido. Assim, coloca-se a necessidade de articular esforços com outros grupos minoritários para que não somente a UFG, mas as demais Universidades no Brasil e a sociedade brasileira superem as práticas opressoras.

Downloads

Publicado

11-11-2022

Como Citar

SANTANA DALLA DÉA , V. H. .; SILVA, R. H. dos R.; RODRIGUES DE ALMEIDA, B. . . CONDIÇÕES DE INGRESSO E PERMANÊNCIA DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS . Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 52–80, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29663. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29663. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios