PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29668

Resumo

O presente artigo trata da importância do curso pré-vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior. Este é um estudo qualitativo de cunho histórico, bibliográfico e com relatos de experiência. A Unioeste está comemorando 25 anos da implantação de seu Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Discute-se ações no campo educacional que fomentam legislações e diretrizes culminando na reserva de 5% de vagas para pessoas com deficiência a partir do vestibular de 2022. O curso pré-vestibular criado em 2007 tem como objetivo atender alunos de baixa renda que concluíram ou estão concluindo o ensino médio, e garantir a participação da pessoa com deficiência. Os diversos relatos de profissionais do PEE descrevem a importância desse programa que promove condições de inclusão e permanência da pessoa com deficiência na universidade.

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Publicado

11-11-2022

Como Citar

LEONEL, A. P. da S.; GOULART, L. N.; STEFFEN, L. L. .; BROETTO, L. D.; STEFFEN, S. C. PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 499–519, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29668. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29668. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios