Educação de Jovens e Adultos (EJA): proposta e realidade pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.29683

Palavras-chave:

EJA; Pandemia; Rede de Ensino do Paraná.

Resumo

Esse trabalho analisa a proposta e a realidade pós-pandemia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um colégio da rede estadual do Paraná (PR), a partir da realização da prática de estágio em 2002, acerca do trabalho do pedagogo. A metodologia do estudo compreendeu estudo de documento oficiais e legais, questionário e entrevistas. Para entender essa proposta de ensino e em como ela acontece na rede do Paraná se analisou materiais no site oficial desta rede. Para contextualização do colégio e da realidade da EJA nele se realizou o estudo do Projeto Político- Pedagógico do colégio e entrevistas com a diretora e a pedagoga da EJA. Por fim, analisou-se a realidade da EJA no colégio através da realização de questionário, respondido via Google Forms e impresso, por 36 alunos, quanto aos motivos pelos quais os alunos buscam esta modalidade, quais as dificuldades e suas realidades enquanto estudantes. Os dados elucidaram que os alunos são jovens e adultos, em maioria trabalhadores, com ou em busca de emprego remunerado, que, permeados pelas consequências da pandemia, enfrentam dificuldades face à crise sanitária e econômica que se vive no país, e buscam na EJA oportunidade de estudo e melhoria de vida. Assim, vemos a importância de a EJA garantir o direito à educação a tais sujeitos, que por algum motivo não conseguiram estudar, o que requer uma organização escolar e práticas pedagógicas, assim como políticas educacionais que propiciem condições efetivas para tal.

Biografia do Autor

Susana Schneid Scherer , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 

 

 

 

 

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Publicado

12-04-2023

Como Citar

SCHERER, S. S.; CRUZ , A. A. da S. .; ARAUJO, S. B. de; PINHEIRO , K. T. de M. dos S.; PADILHA, G.; SOUZA , M. E. F. de .; SZIMANSKI, E. T. . Educação de Jovens e Adultos (EJA): proposta e realidade pós-pandemia. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 200–215, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.29683. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29683. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios