UNIVERSIDADES ESTADUAIS NORDESTINAS

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ACESSIBILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29701

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados preliminares da pesquisa em andamento sobre a organização de serviços de apoio voltados para estudantes público-alvo da Educação Especial das 14 instituições estaduais de ensino da região Nordeste do país. Para tanto, foram realizadas pesquisas nos sites do Ministério da Educação e das universidades. Os dados foram analisados  de acordo com os seguintes aspectos: caracterização das instituições estaduais de ensino superior, acessibilidade dos sites e estruturas dos serviços de apoio como acesso às informações do serviço, vinculação institucional, público atendido, constituição da equipe profissional e atribuições. Os resultados apontam para a necessidade de promover e/ou ampliar a acessibilidade dos sites institucionais e disponibilizar as informações essenciais sobre os serviços de apoio, proporcionando a busca espontânea dos acadêmicos interessados, visibilidade do trabalho às comunidades interna e externa e valorização das políticas de educação inclusiva institucionais.



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Publicado

11-11-2022

Como Citar

RIBEIRO, K. UNIVERSIDADES ESTADUAIS NORDESTINAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ACESSIBILIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 125–146, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29701. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29701. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios