AS CONCEPÇÕES E CONCEITOS DO CURRÍCULO DA CIDADE NO CONTEXTO DA DISPUTA POR HEGEMONIA DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.29866

Palavras-chave:

Currículo da Cidade; Concepções e conceitos; Disputa por hegemonia.

Resumo

Este artigo discute as concepções e conceitos que fundamentam o Currículo da Cidade da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, observando a intervenção da Comissão Permanente da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO) e de organizações nacionais privadas (fundações e institutos) na reformulação do currículo, problematizando-o a partir da disputa por hegemonia do projeto educacional da escola pública, pautada na racionalidade técnica e econômica dos processos de ensino e aprendizagem e na formação de competências e habilidades dos estudantes. Objetiva-se, portanto, discutir como esse projeto educacional se materializa no Currículo da Cidade e quais as implicações no sentido de uma educação efetivamente pública e gratuita.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

ABREU, C. B. de M. .; MONTEIRO, A. AS CONCEPÇÕES E CONCEITOS DO CURRÍCULO DA CIDADE NO CONTEXTO DA DISPUTA POR HEGEMONIA DA ESCOLA PÚBLICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 485–502, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.29866. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29866. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios