Educação básica: conjuntura atual, desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30236

Palavras-chave:

Basic education; Current situation; Challenges and possibilities.

Resumo

O artigo tem por objetivo refletir sobre desafios e possibilidades para a educação, diante da realidade político-econômica e social do país. Nessa direção, considerando a natureza capitalista da produção e as decorrentes crises da economia mundial, enfoca, inicialmente, a ascensão da política autoritária no país, sob a ideologia da nova direita, e a moldura conferida à política social e à educacional na atualidade. Na sequência, a fim de abordar a conjuntura da educação, desde o âmbito nacional e da atuação do governo federal na educação básica, ocupa-se do apontamento e análise acerca do atendimento educacional nesse nível de ensino, concentrando-se, para tanto, em metas e dados do monitoramento do atual Plano Nacional de Educação e em dados relativos ao financiamento público, pelo governo federal, nos últimos anos. Conclui assinalando serem muitas as urgências quando se trata de salvaguardar e fortalecer a educação pública, gratuita, laica, democrática, inclusiva e de qualidade social, tendo no horizonte os princípios constitucionais do direito à educação de qualidade, o que não se separa da necessidade de combate à desigualdade social no país.

Referências

ALMEIDA, S. L. de. Neoconservadorismo e liberalismo. In: GALLEGO, E. S. (ORG.). O ódio como política: reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 27-32.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, Edição Extra, nº 120-A, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1-8.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Relatório do 4º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2022. Brasília, DF: Inep, 2022.

CASIMIRO, F. H. C. As classes dominantes e anova direita no Brasil contemporâneo. In: GALLEGO, E. S. (ORG.). O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 41-45.

CÁSSIO, F. Apresentação: desbarbarizar a educação. In: CÁSSIO, F. (ORG.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 15-21.

INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. A conta do desmonte: balanço do orçamento geral da União 2021. Brasília, DF: Inesc, 2022.

MASCARO, A. L. Estado e a forma política. São Paulo: Boitempo, 2013.

MIGUEL, L. F. A reemergência da direita brasileira. In: GALLEGO, E. S. (ORG.). O ódio como política: reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 17-26.

PEREIRA, C. P. Nova Direita, corporocracia e política social. In: PEREIRA, P. A. (ORG.). Ascensão da nova direita e colapso da soberania política: transfigurações da política social. São Paulo: Cortez, 2020. p. 119-138.

SALAMA, P. Argentina, Brasil, Venezuela, populismo progressista dos anos 2000. A hora do balanço. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, São Paulo, n. 51, p. 10-45, mai./ago. 2018.

Downloads

Publicado

12-05-2023

Como Citar

NARDI, E. L. Educação básica: conjuntura atual, desafios e possibilidades. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 47, p. 53–67, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i47.30236. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30236. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA