“Educar para promover o desenvolvimento”: uma análise da edição nº 140 da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul a partir da lei 5692/71

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.30479

Palavras-chave:

Revista do Ensino do Rio Grande do Sul; Ensino; Lei 5692/71

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a edição nº 140 da Revista do Ensino, de abril de 1972, propaga as mudanças referentes ao ensino nacional após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases nº 5692/71. Através da metodologia utilizada, a análise documental, os resultados apontam que o impresso assume o compromisso técnico-prático de pormenorizar as orientações dispostas na referida lei aos docentes gaúchos, por meio de uma edição exclusivamente dedicada ao assunto. Além disso, quando a revista amplia os níveis de ensino que pretende contemplar, em 1971, pós LDB/71, reforça que é uma ferramenta didático-pedagógica de utilidade a todos os anos escolares, e que tem como um de seus propósitos servir como dispositivo de diálogo entre Estado-Escola. Outrossim, ao propagar as novas reformulações no ensino, sem questioná-las, alinha-se ideologicamente ao governo em vigor.

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Publicado

12-04-2023

Como Citar

SILVEIRA, R. L. da S.; BICA, A. C. .; SIMIONI, T. “Educar para promover o desenvolvimento”: uma análise da edição nº 140 da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul a partir da lei 5692/71. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 85–105, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.30479. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30479. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios