Educação Financeira: abordagem interdisciplinar dirigida pela transdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.30593

Palavras-chave:

Educação Financeira; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo pretende discutir a educação financeira por meio da abordagem interdisciplinar com vistas à transdisciplinaridade. Assim, foi desenvolvida uma revisão de literatura na perspectiva dos autores Edgar Morin e Claude Raynaut. Como resultado, o estudo observou que a inserção da educação financeira na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como um TCT (Tema Contemporâneo Transversal), aponta para a necessidade de uma discussão epistemológica da interdisciplinaridade do conhecimento, conforme as orientações de que esses temas sejam abordados de forma intradisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Desse modo, considera-se que as abordagens interdisciplinar e transdisciplinar são de grande importância para que a inclusão da educação financeira no currículo escolar seja emancipadora do saber e não apenas reprodutora dos ideais mercadológicos e hegemônicos.

Referências

ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO BRASIL (AEF). Educação Financeira. Brasília: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: https://www.aefbrasil.org.br/index.php/educacao-financeira/. Acesso em: 20 jan. 2021.

BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010: Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF [...]. Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm. Acesso em: 23 jan. 2023.

BRASIL. Decreto n° 10.393, de 9 de junho de 2020: Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF [...]. Brasília: Presidência da República, 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10393.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%2010.393%2C%20DE%209,%20Brasileiro%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira. Acesso em: 23 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file/. Acesso em: 23 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto histórico e pressupostos pedagógicos. 2019a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de práticas de implementação. 2019b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.

MORIN, E. A necessidade de um pensamento complexo. In: MENDES, C. (ORG.); LARRETA, E. (ED.). Representação e complexidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. p. 69-78.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

RAYNAUT, C. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e à aplicação de conhecimentos. In: PHILIPPI JR., A.; NETO, A. J. S. (ED.). Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia e inovação. Barueri: Manole, 2011. p. 143-208.

RAYNAUT, C. Os desafios contemporâneos da produção do conhecimento: o apelo para interdisciplinaridade. Revista Internacional Interdisciplinar – INTERthesis, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 1-22, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807-1384.2014v11n1p1/26883. Acesso em: 23 jan. 2023.

SANTOS, B. S. A ecologia de saberes. In: A Gramática do tempo: para uma nova cultura política. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p.137-165.

Downloads

Publicado

22-11-2023

Como Citar

BOSIO , Q. F. F.; CORONA, H. M. P.; PONTAROLO, E. Educação Financeira: abordagem interdisciplinar dirigida pela transdisciplinaridade. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 557–577, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.30593. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30593. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios