As pesquisas em educação de jovens e adultos produzidas em Santa Catarina: um estudo de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30705

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; Estado do Conhecimento; Teses e Dissertações em SC.

Resumo

Apresenta-se uma investigação que analisou as teses e dissertações sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado de Santa Catarina (SC) realizadas em cursos de Programas de Pós-graduação. Teve como objetivou compreender quais o panorama e as perspectivas teórico-metodológicas dessas pesquisas no campo da EJA. Caracterizou-se como um estudo do tipo do estado do conhecimento, de abordagem qualitativa e exploratória desenvolvida mediante fontes bibliográficas e documentais. Como resultado do estudo, foram identificadas 146 investigações organizadas em 7 categorias: Currículo da EJA; Sujeitos da EJA; Docência e Formação em EJA; Políticas Públicas e o Direito à EJA; Alfabetização em EJA; Práticas escolares na EJA e Concepções de EJA. O artigo permite situar um panorama do estado do conhecimento das pesquisas voltadas à EJA em Santa Catarina e apontam para o fato de que ainda se requer maior aprofundamento para a busca de construção de fundamentos teórico metodológicos para essa área.

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Publicado

12-05-2023

Como Citar

LAFFIN, M. H. L. F.; BOBEK, J. V. dos S. As pesquisas em educação de jovens e adultos produzidas em Santa Catarina: um estudo de teses e dissertações. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 47, p. 152–174, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i47.30705. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30705. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA