VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE AO ESTÁGIO ACTUAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS PÚBLICAS EM MAPUTO (MOÇAMBIQUE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30783

Palavras-chave:

Inclusão; Educação Inclusiva; Educação Física Inclusiva; Necessidades Educativas Especiais.

Resumo

O presente estudo teve por objectivo avaliar o modo como os professores encaram o processo da inclusão das das crianças e jovens com de NEE nas aulas de EF em Escolas Secundárias Públicas da Cidade de Maputo (ESPCM). Foram sujeitos da amostra 56 professores de EF (49 homens e 7 mulheres) das escolas evidenciadas. O estudo caracteriza-se por ser de carácter descritivo com ênfase na análise de conteúdo. Foram administrados questionários contendo questões fechadas e respondidas numa escala de Likert aos professores de Educação Física (EF). Os resultados apontam (i) para 48.2% de professores a afirmar que os programas de EF em uso nas suas escolas não abordavam questões da inclusão; (ii) 57.1% de professores afirmou não existirem mecanismos que propiciem a identificação de crianças com NEE nas aulas de EF; (iii) quanto ao apoio prestado pelo Sector de Educação Especial, 92.8% de professores foi unânime em afirmar que o almejado apoio não existia; (iv) no tocante às barreiras arquitectónicas, 87.5% de professores afirmou existirem tais barreiras; e (v) a maioria de professores manifestou interesse em participar em formações específicas sobre a EF inclusiva na ordem de 85.7%.

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Publicado

20-03-2023

Como Citar

MACHAVA , E. J. . VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE AO ESTÁGIO ACTUAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS PÚBLICAS EM MAPUTO (MOÇAMBIQUE). Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 46, p. 206–228, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i46.30783. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30783. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Os princípios transversais do ensino, pesquisa e extensão (Brasil/Moçamb